Travessia Rumo a NBR ISO 9001:2015 - GAP ANALYSIS


   O uso deste questionário visa auxiliá-lo na identificação do nivel quantitativo e qualitativo do atendimento dos novos requisitos pela sua Organização.


   Recomenda-se que: - a aplicação deste questionário seja precedida por estudo orientado e aprofundado sobre as novas versões das normas ABNT NBR ISO 9000:2015 e ABNT NBR ISO 9001:2015; e que a Alta Direção participe ativamente deste levantamento, o que facilitará a compreensão da importância de seu papel na implementação desta nova versão


   Eventualmente, há evidencias de atendimento à estes requisitos em Diretrizes Estratégicas já adotadas pela Alta Direção, mas que ainda que não fazem parte do Sistema de Gestão da Qualidade atualmente implementado.   


   Ao relatar as respostas e as evidencias de atendimento, procure avaliar se o atendimento é total ou parcial, e sempre que possível registre quais as evidencias existentes e onde elas se encontram; isto facilitará a adequação do seu Sistema de Gestão da  Qualidade aos novos requisitos.

 

CONTEXTO DA ORGANIZAÇÃO.

 

1. Compreensão da organização e do seu contexto.

A. Foram determinadas as questões externas e internas relevantes para a organização?

B. A organização monitora e analisa as informações referentes à estas questões?


2. Entendendo as necessidades e expectativas das partes interessadas.

C. Foram determinadas as partes interessadas e os seus requisitos relevantes para o SGQ?


3. Determinação do Escopo do SGQ.

D. Para a determinação do escopo, foram determinados e documentados os limites e a aplicabilidade do SGQ, considerando questões externas e internas, os requisitos relevantes das partes interessadas, e aqueles de seus produtos e serviços?


4. O SGQ e seus Processos

E. Foi estabelecido, implementado, mantido e é melhorado continuamente um SGQ, incluindo todos os processos necessários suas interações e sequências bem como a  disponibilidade de recursos?


F. São mantidas as informações documentadas necessárias para apoiar os processos e ter confiança de que eles são realizados como planejado?


LIDERANÇA


Liderança e comprometimento.

G. A alta direção demonstra a liderança do SGQ ao: - prestar contas sobre a sua eficácia, - assegurar a integração dos requisitos nos processos organizacionais, - promover o uso da abordagem de processo e da mentalidade de risco, - comunicar a importância de uma gestão da qualidade eficaz, - assegurar que o SGQ atinja os resultados esperados, - engajar, dirigir e apoiar as pessoas para a obtenção da eficácia do SGQ, - promover a melhoria, e - apoiar outros papeis pertinentes da gestão a demonstrarem como sua liderança se aplicam às áreas sob suas responsabilidades?


H. A alta direção demonstra sua liderança e comprometimento em relação ao foco no cliente, ao atender: - os requisitos do cliente, - os requisitos legais e regulamentares, - e determinar os riscos e as oportunidades, e - à capacidade de manter e aumentar a satisfação do cliente?


Papeis, responsabilidades e autoridades organizacionais.

I. A alta direção atribuiu os papéis, as responsabilidades e as autoridades relevantes para assegurar que: - o SGQ esteja conforme a Norma e atenda aos objetivos pretendidos, - os processos entreguem as saídas pretendidas, - o desempenho do SGQ e as oportunidades de melhorias sejam relatadas a alta direção, e - o SGQ seja mantido quando mudanças forem planejadas e implementadas?


PLANEJAMENTO.


Ações para Abordar Riscos e Oportunidades.

J. O planejamento do SGQ considera as questões e as exigências determinadas pelos riscos e oportunidades identificados?


L. O planejamento do SGQ atende às necessidades de enfrentar os riscos e as oportunidades identificadas e os integra ao SGQ?


Planejamento das mudanças.

M. Quando são necessárias as mudanças na organização e no SGQ, estas são realizadas de forma planejada e sistemática, considerando para as mudanças: - o seu propósito e suas consequencias, - a manutenção da integridade do SGQ, - a disponibilidade de recursos, e - a designação de responsabilidades e autoridades?


7. SUPORTE.


Recursos.

N. Foram determinados e são providos os recursos necessários para o SGQ, incluindo: - a disponibilidade de capacidades internas, - as capacidades a serem providas externamente, - as pessoas, - a infra-estrutura, - o ambiente, e - o conhecimento necessários para o SGQ?


Comunicação.

O. Foi determinado o quê, quando, com quem, como e quem realiza as comunicações internas e externas relevantes para o SGQ?


OPERAÇÃO.

 

Planejamento e Controle Operacionais

P. A organização planeja e controla os processos operacionais necessários para a realização de seus produtos ou serviços, incluindo: - os critérios de aceitação, - os recursos necessários, - a operação, - a informação documentada, e - o controle das mudanças planejadas?


Controle de processos, produtos e serviços providos externamente.

Q. São tomadas medidas para garantir que os processos providos externamente atendem: - às exigências por determinação do tipo de produto ou serviço, - a extensão dos controles necessários,  e - as informações necessárias aos provedores externos?


Produção e Prestação de Serviço

R. Foram implementadas condições controladas necessárias para a produção e prestação de serviços, incluindo: - as informações documentadas necessárias, - o monitoramento e a medição requeridos, - a identificação e a rastreabilidade (se necessária), - os bens pertencentes aos clientes ou à terceiros, - a preservação do produto ou serviço, - o controle das mudanças, e - as atividades pós entrega associadas ao produto e/ou ao serviço?


Lançamento de Produtos e Serviços.

S. Foram implementadas disposições previstas para verificar se os requisitos foram atendidos antes do lançamento de produtos e serviços novos ou reeditados?


Controle de Saídas Não Conformes.

T. Foi implementado um processo para identificar e controlar as saídas não-conformes de seus processos para que elas não sejam usadas de forma não intencional até uma correção tenha sido feita? São mantidas informações documentadas para este controle?

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO.


Monitoramento, Medição, Análise e Avaliação.

U. Há evidencias de análise e avaliação de dados, bem como de informações apropriadas de monitoramento e medição sobre: - a conformidade de produtos e serviços, - o grau de satisfação do cliente, - o desempenho e a eficácia do SGQ, - a eficácia da implementação do planejamento, - a eficácia das ações tomadas para abordar riscos e oportunidades, - o desempenho de provedores externos, e - a necessidade de melhorias no SGQ?  


Análise Crítica pela Direção.

V. A alta direção realiza análises críticas do SGQ para avaliar: - a necessidade de mudanças em questões internas e externas pertinentes ao SGQ, - a extensão do atendimento aos objetivos da qualidade, - o desempenho dos processos e a conformidade de produtos e serviços, - o andamento das não conformidades  e das ações corretivas, - os resultados de auditorias internas e externas, - o desempenho de provedores externos, - a suficiencia de recursos, - a eficiencia das ações tomadas para abordar riscos e oportunidades, e - as oportunidades de melhoria?


X. Nas saídas das análises críticas são consideradas decisões e ações relacionadas a: - oportunidades de melhoria, - necessidades de mudanças no SGQ, e - necessidades de recursos?


MELHORIA.

Generalidades.

Y. As oportunidades de melhoria são identificadas e são implementadas medidas para atender a todos os requisitos e aumentar a satisfação do cliente?


Não Conformidade e Ação Corretiva.

Z. Na identificação de uma não conformidade, são tomadas medidas para: - tratar e lidar com as suas consequências, - avaliar a necessidade de eliminar a causa raiz da não-conformidade, e - avaliar a eficácia das ações corretivas tomadas?

AA. Após a adoção de uma ação corretiva são avaliados e atualizados os riscos e as oportunidades encontrados devido a adoção  ação corretiva e, se necessário, o SGQ é atualizado?

Melhoria Contínua.

BB. São realizadas ações que evidenciem a melhoria contínua, a adequação, e a eficácia do SGQ?


   Este documento, preparado pela equipe da Gestão do Conhecimento da Qualitividade, não é exaustivo quanto a eventuais diferenças entre um Sistema de Gestão da Qualidade já implementado e aquele requerido pela nova versão da NBR ISO 9001:2015, mas pode ser usado como ferramenta preliminar para a “Travessia Rumo a ISO 9001:2015”Boa sorte e bom trabalho!